A temporada literária acessível

Confira agora
Desde 2013, o Syndicat National de l’Editio n (SNE), em parceria com a Biblioteca Nacional da França (BnF) e o Centre National du Livre (CNL) estão unindo forças para tornar a nova temporada literária acessível a pessoas com deficiência. A CNL financia toda a operação.

O procedimento é o seguinte:
– As editoras que assim o desejarem enviam os ficheiros dos romances da temporada literária em formato XML100 às entidades responsáveis pela sua adaptação
– estes ficheiros XML são convertidos para o formato DTBook101 por 5 organizações diferentes: a Associação Valentin Haüy (AVH), BrailleNet, o Agrupamento de cegos e amblíopes de França (GIAA), o Instituto Nacional de Jovens Cegos (INJA) ou o Associação Leitura Sem Olhos (LISY)102; Kudzia, Entrevista.

O formato DTBook (ou XML – DTBook ou DAISY XML) é um formato fundamental desenvolvido pelo consórcio DAISY que permite produzir documentos em diferentes tipos de adaptação a partir de um único arquivo.

Claramente, o arquivo XML transmitido pelos editores é codificado em um formato que oferece todas as adaptações possíveis (Braille, letras grandes, DAISY) o que facilita a produção de edições adaptadas.

Essas organizações enviam os arquivos do DTBook para o BnF que os deposita no PLATON; – associações que desejam produzir edições adaptadas de livros convertem esses arquivos DTBook em letras grandes, Braille ou audiobook; – cada uma das associações oferece aos seus membros acesso gratuito aos ficheiros através da sua biblioteca online. Em 2013, 155 livros foram adaptados dessa forma. Em 2014, foram adaptados 233 livros (incluindo 23 romances infantis) de 49 editoras, um aumento de 50%!