Acompanhamento orçamentário e controle de gestão

Uma vez aprovado um quadro orçamentário, a clínica médica deve traduzi-lo em orçamentos para cada centro de responsabilidade. O Plano Anual de Atividades deve ser claramente expresso em metas produtivo por centro de responsabilidade e ser discriminado o orçamento global da clínica médica em marcos em que cada um dos centros deve ser ajustado em conformidade com seus objetivos de produção.

Esses quadros orçamentários devem indicar expressamente o quadro de gastos em recursos humanos, tanto na sua componente fixa como variável (horas extraordinárias), bem como para despesas com medicamentos e insumos, e no que corresponde a cada centro das despesas gerais da clínica médica.

O processo de definir orçamentos para cada centro de responsabilidade deve ser acompanhado de “contratos” ou compromissos explícitos que traduzem a parte do compromisso global da clínica médica que corresponde a cada sua unidade produtiva.

Para manter o equilíbrio financeiro, recomenda-se que os estabelecimentos possuam sistemas de informações gerenciais que lhes permitam conhecer periodicamente o cumprimento das metas produtivas e ajuste ao quadro orçamentário de cada um de seus centros de custo.

Da mesma forma, a tendência é abandonar contabilidade tradicional reduzida ao registro de despesas acumuladas, para uma contabilidade proativa que só permite autorizar as despesas que tenham apoio orçamental. Said cuidadores de idosos rj